Afinal, o que são essas tais ações?

Sempre acho que este é o assunto base para iniciar no mundo dos investimentos. Como começar a investir se nem mesmo sabemos em que estamos aplicando nosso dinheiro? Para quem  está começando, o primeiro passo é entender o que são as ações.

Simplificando o que são ações

Ações são partes do capital social aberto de uma empresa. É como se a empresa fosse um bolo e você pudesse comprar fatias maiores ou menores, ou então fatias de bolos que têm muito ou pouco recheio, ou até mesmo mais de uma fatia.

Ao  comprar a ação você passa a ser sócio daquela empresa, com  direitos e também obrigações. Calma! Seus direitos e deveres vão se limitar ao que aquela ação permite, então não precisa se preocupar achando que você sempre terá que administrar ou tomar decisões administrativas.

Para que você entenda como as cotas podem ser diferentes, saiba que, por exemplo, as ações ordinárias permitem o direito ao voto, já as ações preferenciais não permitem o voto mas garantem a prioridade quando você tiver proventos a receber.

É arriscado comprar ações?

Nem tudo são flores na compra de ações. Como você passou a ser sócio da empresa, estará suscetível a lucros e perdas. 

A compra de ações sempre é considerada um investimento de alto risco porque a rentabilidade vai depender do sucesso da empresa, e aí muitos fatores passam a ser importantes, tais como o produto ofertado pela empresa, a economia do país, a experiência do grupo gerencial, como o capital da empresa é investido, entre muitos outros fatores.

Uma dica importante é: nunca invista todo seu dinheiro em uma única empresa, no mundo das ações tudo pode mudar do dia para noite.

Como comprar uma ação

Agora que já sabemos o que são ações e estamos preparados  para o risco delas, saiba como começar a adquiri-las.

As ações estão disponíveis na Bolsa de Valores, mas pessoas físicas não têm acesso direto à Bolsa, para ter acesso às negociações você precisa se registrar em uma corretora que faça a intermediação.

Essas corretoras normalmente fazem logo de início o teste de perfil do investidor, para identificar se você tem um perfil mais conservador ou se está disposto a investir alto.

Com  base nesse teste, a corretora vai sugerir e conduzir você para o melhor investimento.

Qual o valor mínimo para começar a investir

O valor mínimo é o valor da menor ação, isso pode ser muito barato.

Lembra que falamos que a ação é como um bolo? Lembrem-se que existem vários tipos de bolo, desde o mais simples até o mais recheado. E claro, quanto mais recheado o bolo, mais caro ele será, assim são as ações. Quanto mais valorizada a empresa, mais cara será a sua ação.

A grande jogada da Bolsa de Valores é acompanhar o mercado e ser visionário para identificar que uma determinada empresa tem chance de crescimento quando ela ainda está em baixa, para que você aproveite a desvalorização da ação e futuramente desfrute dos lucros tendo investido pouco.