Bitcoin: a criptomoeda mais popular

Muitas pessoas acham que o Bitcoin é a única moeda virtual que existe, isso porque ela é, sem dúvida, a mais famosa e com maior comercialização no mundo. E até certo ponto, isso é natural de certa forma, pois todos gostamos de migrar para coisas que são populares: assim como os fãs de esportes não procuram mais do que uma oferta de bônus betfair ou um ótimo pacote de TV que oferece os melhores canais de esportes, certo ? Conheça um pouco mais sobre o Bitcoin e entenda os motivos que o levaram, em tão pouco tempo, a dominar o mercado virtual e ser moeda de interesse de todos os investidores.

A primeira a existir

O Bitcoin foi a primeira moeda digital a ser lançada, em dezembro de 2008, e desde então vem se aperfeiçoando.

A verdade é que neste mundo de moedas digitais tudo é muito recente e se nem a primeira a existir tem 15 anos, quais as exigências que podemos cobrar das demais?

A formalização no nome Bitcoin

Em 2013 o dicionário de inglês Oxford acrescentou ao seu conteúdo e definiu a palavra “Bitcoin”, a partir de então a palavra passou oficialmente a existir.

Limite de Bitcoins

Quando a moeda foi criada, foi emitido um manual que informava que só poderiam ser vendidas 21 milhões de unidades, a serem mineradas até o ano de 2140. Atualmente já foram vendidas mais de 19 milhões, cerca de 90%, faltando apenas 2 milhões para alcançar o limite de vendas.

Bitcoin X Outras criptomoedas

São centenas de criptomoedas existentes atualmente, mas o Bitcoin representa quase 50% do valor do mercado, ou seja, as centenas de criptomoedas teriam que se juntar para alcançar o atual marco do Bitcoin. 

Capitalização

A moeda Bitcoin é bilionária e já possui uma capitalização de mais de US $500 bilhões de dólares no mercado.

Se o Bitcoin fosse uma empresa, muito provavelmente estaria entre as 10 mais valiosas do mundo.

Valor de um Bitcoin

A moeda alcançou seu ápice de valorização em novembro de 2021, quando alcançou $69 mil dólares americanos. Outubro do mesmo ano já mostrava esse crescimento estrondoso, batendo o recorde, até então, de $ 66 mil, no dia 20 de outubro de 2021.

Disponível 24 horas por dia

As negociações por moedas digitais não cumprem horário comercial, tampouco horário bancário, você pode adquirir seus títulos a qualquer hora do dia e em qualquer um dos sete dias da semana.

Caixa eletronico

O Canadá lançou em 2013 o primeiro caixa eletrônico que trocava dólares por Bitcoin. Hoje estes caixas já estão espalhados por todo o mundo e são tão fáceis de manusear quanto os caixas eletrônicos tradicionais.

Legalidade da moeda

A existência da criptomoeda é muito recente, portanto as leis que regem o assunto ainda são precárias e variam de acordo com cada país.

A maioria dos países ainda não possuem normas sobre o assunto, o que não torna a comercialização ilegal, mas entre os países que já legislaram alguns optaram por proibir as transações com criptomoedas, como é o caso da Bolivia e da turquia.

Desvalorização 

Este ano de 2022 tem sido o pior ano para a criptomoeda, com perdas de mais de 50% quando comparados com o pico de novembro de 2021. Atualmente o Bitcoin está valendo por volta dos $20 mil dólares.

Especialistas acreditam que esta queda ocorreu devido às mudanças na economia mundial, inflação e altos juros. Os investidores estão optando por investimentos mais seguros e estáveis, como o ouro, por exemplo. Mas, baseado no histórico de recuperação do Bitcoin, essa fase de desvalorização não deve demorar muito e ainda este ano a moeda deve voltar a valorizar.