Como escolher um aplicativo de investimento

Atualmente parece que a resposta de todos os problemas está, literalmente, na palma das nossas mãos, através do aparelho celular. Os celulares com seus diversos aplicativos conseguem otimizar nosso tempo e facilitar o dia a dia, então aproveite este recurso também para fazer seu dinheiro render.

São inúmeros aplicativos que facilitam, orientam e realizam investimentos, mas fique atento às nossas dicas do que observar antes de baixar um aplicativo e veja os três aplicativos que mais indicamos.

Segurança

Este é o item mais importante de todos, afinal estamos falando do nosso mísero dinheirinho e entramos neste mundo de investimentos para lucrar, não para perder dinheiro.

Seja para administrar seu dinheiro ou simplesmente seus dados, você não pode correr nenhum risco de sofrer uma fraude ou mesmo ser atacado por um vírus malicioso, ainda que o administrador do aplicativo não tenha agido de má fé.

Quando se trata de empresas que administram seu dinheiro, tenha certeza de que dinheiro é administrado separado dos recursos da empresa, assim caso ela venha a falir, seus recursos estão seguros.

Funções

São diversas a quantidade de aplicativos, assim como as funções que cada um proporciona. Antes de baixar e, principalmente, de pagar pelo aplicativo, analise quais funções ele tem e busque opiniões de outros usuários sobre a real utilidade e funcionamento das funções. Lembre-se que todo site/aplicativo deve ser simples e intuitivo.

Taxas

A verdade é que os aplicativos pagos normalmente possuem mais recursos e mais segurança e nós até indicamos que opte por um aplicativo pago, mas atente-se para as taxas.

Alguns aplicativos têm taxas abusivas e cobram adicionais por quase todos os serviços que oferecem. Alguns aplicativos cobram, por exemplo, para converter a moeda ou até mesmo por cada transação efetuada.

Suporte

A gente torce para que você nunca precise do serviço de suporte do aplicativo, mas vai que um dia você precisa. Grande parte dos investidores são iniciantes, naturalmente estão cheios de dúvidas e receios, então busque um aplicativo com um serviço de suporte eficaz, de preferência com atendimento humano e que demonstre os dados bem criteriosamente, com desenhos, gráficos e vídeos.

Sugestões de aplicativos

Baseado nestes critérios que julgamos importantes, separamos três aplicativos que são muito bem avaliados pelos usuários e vão te ajudar a organizar e controlar seus investimentos.

XP Investimentos

A XP é uma corretora com plataforma simples que facilita a intermediação entre o usuário e a Bolsa de Valores, além de possibilitar demais aplicações como CDB, LCI, Tesouro e outros.

O aplicativo também orienta sobre investimentos e antecipa especulações de mercado.

TradeMap

Este talvez seja o aplicativo mais utilizado para acompanhar os investimentos. Contemplando várias corretoras, ele reúne todos os seus investimentos, investe seu dinheiro e faz análise em tempo real dos melhores investimentos de acordo com seu perfil.

A única desvantagem é que a versão grátis possui poucas funções.

FTX

O investimento em criptomoedas vem ganhando muito espaço nos últimos anos, por isso queríamos sugerir também um aplicativo especializado neste assunto. 

Com boa pontuação entre os usuários, o app é gratuito e promete centralizar informações, oferecer suporte e alertar o usuário sempre que houver variações no mercado.