Curiosidades sobre criptomoedas

O assunto criptomoedas tem se popularizado e estimulado a curiosidade dos grandes e pequenos investidores. O assunto ter se popularizado não quer dizer que são moedas baratas e acessíveis, normalmente são moedas caras, mas com alta estabilidade financeira. 

Veja algumas curiosidades sobre as criptomoedas que vão te ajudar a decidir se é o tipo de investimento que você está procurando.

Quem é o dono da criptomoeda?

A criptomoeda não é de uma empresa, de um órgão público e nem mesmo de um país, elas podem ser comercializadas em qualquer local do mundo e são 100% digitais, mantidas em uma rede chamada rede blockchain, um sistema altamente complexo que valida as transações com segurança.

Você nunca terá uma criptomoeda em suas mãos

A criptomoeda só existe no mundo digital, por isso você só poderá guardá-la na sua carteira digital, nada de bolsas ou cofres. O que você poderá fazer é vender sua cota e realizar o câmbio na moeda escolhida, seja dolar, euro, real ou qualquer outra.

Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida 

Se você já ouviu falar em criptomoeda, com certeza já ouviu falar em Bitcoin, isso porque  esta criptomoeda foi a primeira a surgir e é até hoje a mais valorizada. No entanto, é importante saber que existem mais de 1500 moedas digitais na plataforma Coin Market Cap, sem falar das moedas menos valorizadas que nem estão no Coin Market Cap.

Você não precisa comprar uma moeda inteira

Como já comentamos, existem diversas criptomoedas atualmente no mercado e algumas podem ser bem caras. Um único Bitcoin, que é a moeda mais cara, está valendo mais de 20 mil dólares americanos, mesmo estando em uma época de desvalorização. No entanto, você não precisa ter os 20 mil dólares para começar a negociar, porque não precisa ter um Bitcoin inteiro, pode comprar apenas um pedacinho dele. Não existe um valor mínimo e nem um percentual mínimo que se pode comprar, então, se quiser, pode comprar por exemplo 0,01% de um Bitcoin.

Como obter a primeira criptomoeda sem gastar nada

Acredite, é possível começar a juntar seu primeiro percentual de criptomoeda sem gastar nada, e mais, se divertindo. Essa oportunidade pode ser aproveitada através de alguns jogos virtuais que ao ganhar a partida você obtém o prêmio em criptomoeda. Se for de seu interesse, pode guardar sua criptomoeda em sua carteira digital ou resgatar o dinheiro por meio do cartão de crédito.

O que posso comprar criptomoedas

Praticamente tudo. Hoje é possível comprar desde um tênis até um imóveis com criptomoedas.

Empresas muito famosas como Microsoft, Tesla, Calvin Klein, Gucci e muitas outras já negociam com moedas digitais. Até a empresa de delivery Rappi já adotou a ideia no México e pretende expandir para outros países.

Criptomoeda não é pirâmide

Na pirâmide financeira o investidor inicial aplica o dinheiro e tem que convencer outras pessoas a aplicar também, porque se outras pessoas não aplicarem, não é lucrativo. Além do mais, as pirâmides são ilegais em muitos países.

As criptomoedas, por serem relativamente recentes, praticamente não estão dispostas em lei, mas não são ilegais na maioria dos países. Este tipo de moeda é como uma ação na Bolsa de Valores, qualquer um pode adquirir e não precisa divulgar e/ou estimular outras pessoas a adquirir também. O risco está relacionado muito mais com as instabilidades econômicas mundiais do que com a quantidade de investidores. 

Criptomoedas podem ser invadidas

Observar os critérios de segurança é extremamente importante sempre que estamos em ambientes virtuais. A criptomoeda Monero, por exemplo, sofre muitos ataques, isso porque eles permitem algumas políticas de anonimato e flexibilidades que facilitam a ação de malwares invasores e com isso golpistas online sequestram as informações e ainda pedem resgate, tudo isso de forma sigilosa com grande dificuldade de rastreio.